Lições Aprendidas


1.     Uma maior exploração na fase inicial de planejamento da “aplicação dos produtos  X necessidades reais  do cliente” facilitaria  a definição e eventuais revisões  do escopo.

2.     A maioria dos colaboradores  compram as rifas mais pela “causa”  do que pelo “ valor do prêmio”, principalmente aqueles que pertencem ao círculo de contatos do vendedor (amigos, parentes, colegas de trabalho, clientes  fornecedores etc ).  Deveríamos ter optado por um prêmio de menor valor, mas que ainda assim despertasse interesse.

3.     A análise dos blogs de projetos similares de turmas anteriores facilitou a  organização do  blog e a estruturação do projeto.

4.     O processo de definição  de ações e tomada de decisões é muito mais rápido e efetivo  em reuniões presenciais do que em troca de e-mails.

5.     Institutos  e Fundações Filantrópicas ligadas e/ou geridas por grandes  corporações empresariais possuem políticas e condições específicas rígidas para patrocínio de projetos. Normalmente  são processos seletivos árduos, com muita concorrência e de longa duração  que extrapolam  os limites dos projetos desenvolvidos nesta disciplina – “No free lunch”

6.     É importante definir mais de uma estratégia de arrecadação.

7.     A condição de organização governamental do cliente restringe a obtenção de patrocínios principalmente por parte de grandes corporações assim como o enquadramento no programa de doação de softwares da Microsoft.


8.     Atraso de duas semanas na definição e escolha do projeto comprometeu  tempo precioso de planejamento e execução, principalmente considerando-se que o caminho crítico é a arrecadação de recursos.
    

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